PortfolioLovers

Melhores da semana. A compulsão dos colecionadores

0

Quais são as razões psicológicas por trás da compulsão de colecionar? O fotógrafo Callum O’Keefe explora o universo inusitado dos fãs de futebol, de Star Wars, aspiradores de pó e até de feijões cozidos.

O profissional de Bristol explica sobre o significado pessoal de sua série Antiques of the Future. O pai de Callum era um colecionador de muitas coisas diferentes, revela o artista. “De pinturas de Tretikoff a Marmite e Coca Cola, ele passava horas em seu galpão todas as noites, comprando, vendendo e cuidando de sua coleção.

Crescendo no sul de Gales, cercado por esses objetos intrigantes, o hábito de colecionador de seu pai parecia normal para Callum. Foi somente após o falecimento de seu pai em 2017 que ele começou a pensar mais profundamente sobre o papel que esses objetos desempenharam em ajudar seu pai ao longo da vida.

Com muitas perguntas sem resposta rondando sua cabeça, ele embarcou em seu recente grande projeto na universidade, entrando no mundo privado dos colecionadores para descobrir mais sobre as razões psicológicas por trás de sua compulsão por colecionar.

Em contraste com projetos anteriores, Antiques of the Future exigiu muita pesquisa. Não apenas para encontrar colecionadores para entrevistar e fotografar, mas também mergulhar fundo na história de sua família e na educação de seu pai.

Nesta jornada de descoberta, Callum descobriu que as pessoas muitas vezes recorrem à coleta de objetos como resposta a traumas de infância. “Eles criam seu mundo material ao seu redor, usando para criar sua marca no mundo. A coleção é frequentemente usada como uma fuga do estresse da vida cotidiana e cria uma sensação de nostalgia onde as pessoas tendem a encontrar conforto.” Saiba mais, aqui.

 

 

Deixe seu comentário