O fotógrafo de belas artes Reuben Wu e a marca Fujifilm se uniram para uma série de imagens criativas combinando as paisagens noturnas surreais de Wu e o poder da nova câmera de médio formato de lente fixa de 102 megapixels da Fujifilm. O projeto Thin Places de Wu usa a Fujifilm GFX100RF para criar uma nova série diferenciada que usa lasers montados em drones para “desenhar” formas orgânicas no céu. É uma técnica que se baseia nos projetos anteriores Lux Noctis e Aeroglyphs de Wu, onde o fotógrafo montava luzes de LED em drones.
A mudança para lasers, que o profissional mostrou pela primeira vez na série Siren do ano passado, permite que o foco mude de formas geométricas para formas etéreas e orgânicas. “Agora sou capaz de criar formas que parecem mais orgânicas e vivas — menos sobre precisão geométrica e mais sobre colaboração com o ambiente. A luz se torna quase como um tecido, com uma presença física que pode ser moldada por seus arredores “, revela Wu.
“Tecnicamente, tem sido desafiador e demorado desenvolver essas técnicas, mas artisticamente, me permitiu avançar para um trabalho que parece mais emergente e menos iterativo, criando imagens onde a tecnologia e a natureza estão em diálogo em vez de oposição.” Ao usar a Fujifilm GFX100RF, Wu também conseguiu abrir novas oportunidades criativas. A lente fixa forçou Wu a ser mais intuitivo com suas decisões, algo que ele achou revigorante.
E, graças ao seletor de proporção da câmera, ele se viu experimentando mais com proporções de largura e altura e com cortes. “Há algo estranhamente viciante sobre esses controles na câmera, e acabei usando mais proporções cinematográficas do que normalmente usaria ”, ele compartilha. Vale muito a pena conhecer aqui mais do trabalho do artista.