O artista e diretor Doug Aitken molda uma visão surpreendente e assustadora da falta de esperança de uma cidade no meio do deserto dos EUA, onde o petróleo construiu uma utopia antiga e um futuro incerto pela possível substituição dessa fonte de energia.
Viajando pela paisagem desértica do oeste americano, uma cidade sem nome com uma população de 5.000 habitantes se encontra cercada por campos de petróleo. Construída com base na perfuração e escavação desse produto, é o lar do maior derramamento de petróleo da história dos Estados Unidos, mas o petróleo é parte integrante de sua identidade – uma fonte controversa de orgulho, riqueza e emprego para seus residentes.
Nesse curta-metragem chamado HOWL, o artista multidisciplinar considera o conceito de ausência de lugar, destilando entrevistas coletadas e filmagens capturadas dentro dos limites da cidade em uma narrativa não linear misteriosa que reflete seu estado de limbo.
Aqui, os moradores enfrentam um dilema entre garantir a riqueza da cidade por meio de um recurso questionável e o inevitável declínio e perda da indústria associada ao distanciamento dos combustíveis fósseis. Mais um ótimo conteúdo do canal Nowness. Confira.