Pelo sétimo ano consecutivo, artistas internacionais assumiram a tarefa de transformar Aberdeen, a terceira maior cidade da Escócia, em uma galeria de arte a céu aberto com o projeto Nuart Aberdeen. Onze artistas chegaram na cidade portuária no início de junho para criar murais urbanos centrados no tema “Patrimônio Vivo ” e assim continuar a transformar a estrutura e o espírito da região.
Os organizadores incentivaram todos os artistas a refletir sobre a natureza efémera do seu trabalho e como os murais tem o poder de conexão que vai muito para além das imagens impressas que circulam online. “Eu pedi a todos, neste mundo saturado de lindos murais, que passassem um pouco mais de tempo pensando sobre o que e quem estará por trás de seus trabalhos e como isso pode contribuir para tornar a cidade um lugar um pouco melhor para habitar nestes tempos difíceis ”, compartilhou o fundador e curador da Nuart, Martyn Reed.
Do retrato realista de Case Maclaim do colega artista Addam Yekutieli à interpretação gráfica da poesia de Bahia Shehab, as obras finalizadas são um poderoso lembrete de nossos tempos complicados. Os projetos centrados na liberdade, na paz, na desilusão e na esperança para o futuro tecem uma narrativa complexa dos acontecimentos atuais. Conheça aqui mais sobre o projeto.