A cooperativa francesa Anatomies D’Architecture concluiu recentemente a restauração de uma tradicional casa de tijolos de 83 m² em Sap-En-Auge, na Normandia. Apelidado de “Le Costil“, o projeto foi lançado como uma iniciativa totalmente ecológica definida por metas de construção ambiciosas: 0% de concreto, 0% de plástico e 100% de materiais naturais obtidos no local em menos de 100 km de raio.
No espaço de dois anos, os arquitetos deram vida à sua visão ao colaborar com “pessoas na Normandia que continuam lutando todos os dias pela preservação do artesanato local e tradicional, práticas ancestrais, solidariedade regional e pequenos negócios ”, envolvendo madeireiros, serralheiros, pedreiros, vidraceiros, historiadores, pesquisadores, aprendizes e voluntários.
Essencialmente, o grupo de arquitetos foi impulsionado pela ideia de recontextualizar a maneira como construímos nossas casas. Em vez de erguer uma estrutura autônoma, o objetivo era reconectar o habitat ao seu território, levando em consideração suas particularidades e recursos: clima, geografia, história, patrimônio construído, materiais locais e técnicas construtivas regionais.
O primeiro passo para construir o ‘Le Costil’ foi coletar materiais no local em um raio de aproximadamente 100 km. Itens como toras, ripas, cânhamo, rolhas recicladas, terra crua e restos de castanhas para revestimento. Recursos adicionais incluem feno, pederneira, esterco de vaca e uma aveleira encontrada no local. Conheça mais do projeto, aqui.