O filme de TV para a campanha de Natal para a rede varejista Tesco, apresentando o Papai Noel com um passaporte de vacina da Covid, gerou mais de 1.500 reclamações, se tornando a campanha com mais contestações do ano no Reino Unido.
O filme, intitulado “This Christmas, Nothing’s Stopping Us ” (Neste Natal, nada pode nos parar), mostra o público determinado a desfrutar de um Natal adequado com a família e amigos depois que as restrições de bloqueio impediram reuniões no ano passado.
No entanto, em uma cena, um repórter aparece na TV com “notícias de última hora ” dizendo aos telespectadores que “Papai Noel pode ser colocado em quarentena ”.
O Papai Noel é então mostrado apresentando seu passaporte da Covid no controle de fronteira, provando que foi vacinado a um oficial da alfândega para que possa entrar no país sem restrições.
A maioria das reclamações feitas ao órgão regulador de publicidade do Reino Unido afirmam que a cena é coercitiva e incentiva a discriminação médica. A criação da campanha é da agência BBH London. Confira.