Nos últimos 48 anos, o Concurso de micrografia Nikon Small World vem revelando a beleza de um mundo que só pode ser visto com um microscópio. Todos os anos o concurso produz resultados excepcionais e 2022 não é diferente.
O evento desse ano recebeu quase 1.300 inscrições vindos de 72 países. A imagem vencedora da mão embrionária de uma lagartixa gigante de Madagascar é uma visão incrível da vida em desenvolvimento. Tirada por Grigorii Timin, com supervisão do Dr. Michel Milinkovitch, a foto é o resultado de uma meticulosa composição de imagens.
Cada foto foi julgada não apenas por sua técnica científica, mas também por sua qualidade estética. Desta forma, a Nikon Small World reconhece que a micrografia é uma intersecção entre ciência e arte. As imagens vencedoras mostram diversos assuntos, desde tecido mamário com alvéolos produtores de leite até ovos de mariposas e partículas de carbono não queimadas.
Como sempre, os resultados são uma visão fascinante de assuntos que o público normalmente não consegue ver – ou certamente não consegue perceber sem a ajuda de um microscópio. Conheça mais sobre o concurso, aqui.