PortfolioLovers

Os testes de virgindade na Romênia

0

Por incrível que pareça, na Romênia as jovens podem ser submetidas a testes de virgindade. É um teste “de dois dedos” realizado em instalações de justiça em todo o país para a emissão de certificados forenses.

Segundo a OMS, não há comprovação científica de que esse método possa determinar se uma jovem pratica ou não relações sexuais vaginais. Do ponto de vista médico, o exame do hímen tem menos de 10% de precisão quando se trata de determinar a virgindade de meninas e mulheres examinadas. Assim, o teste é praticamente inútil, e o procedimento pode ser traumático.

A agência DDB Romênia e a entidade Network to Prevent and Tackle Violence against Women (VIF) estão alertando sobre a existência dessa prática abusiva com uma campanha, #UnExaminable, e um filme que traça um paralelo entre o que uma jovem sente ao fazer o exame através do qual os adolescentes entram na vida adulta (o exame de bacharelado) e o teste de virgindade.

A iniciativa visa retirar esses testes da legislação romena, declarados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma violação dos direitos humanos. Vale a pena conferir.

 

 

Deixe seu comentário