Fofas e assustadoras em igual medida, as animações trêmulas de Matteo Dang Minh brincam com contrastes. O animador baseado em Verbania, na Itália – que cria trabalhos para marcas, videoclipes, curtas-metragens e editoriais – atrai e conquista com suas animações excêntricas, quadro a quadro.
Se você reservar um tempinho para examinar as animações do artista, poderá se surpreender. Embora seus personagens sejam certamente “fofos” – muitas vezes usando máscaras que os transformam em animais, como ursos, ratos, patos e abelhas – seus corpos desajeitados, parecidos com humanos e com tendências de empunhar facas, também os tornam bastante assustadores.
Isso porque Matteo adora brincar com contrastes, injetando em seus curtas algumas cenas que deixam o espectador perplexo, mas completamente intrigado. Encontrando inspiração em animação experimental, arte naif, arte burlesca e animação underground dos anos 70 e 80, o animador gosta de passar o tempo usando cores ousadas e experimentando paletas – com suas escolhas muitas vezes dando uma sensação vintage.
Mas talvez a influência mais clara no trabalho de Matteo seja a animação do Leste Europeu, especificamente o animador estoniano Priit Parn e suas histórias malucas e misteriosas. Além de sua prática independente, Matteo também dirige o estúdio de animação Ciang com sua parceira Francesca Colombara. Conheça mais de seu trabalho, aqui.