Ainda tem muita gente que pensa nos atletas paralímpicos como atletas “menores”. A Apple resolveu acabar com essa percepção em um filme, The Relay, que documenta oito atletas, quatro com deficiências, quatro sem, em uma corrida de revezamento em tempo real de quatro etapas. É um filme que mostra o quão iguais os atletas paralímpicos são, ao mesmo tempo em que celebra a coragem, a determinação e o sacrifício compartilhados por todos os atletas, com ou sem deficiências.
O filme também destaca os recursos de acessibilidade criados pela Apple em seus iPhones, iPads e Macs. The Relay, criado pela equipe interna da Apple, dirigido pelo roteirista e diretor Derek Cianfrance e produzido pela Radical Media, apresenta atletas altamente competitivos de todo o mundo, alguns dos quais são concorrentes ao palco global em Los Angeles em 2028.
Seus atletas incluem um ciclista com uma diferença nos membros superiores, uma corredora de cadeira de rodas, um nadador com baixa visão e um corredor que utiliza lâminas nas pernas. Na verdade, a competição entre atletas com e sem deficiências é comum, mas raramente retratada na tela. A mensagem da Apple ao fazer isso joga luz sobre equidade e ressalta o comprometimento da Apple com sua crença de que acessibilidade é um direito humano básico. Muito bom.