Os arquitetos do estúdio MAD se inspiraram nos gigantescos guindastes laranjas de portos para projetar o ideia vencedora de um terminal internacional de cruzeiros de 65.000 m² em Chongqing, na China.
O projeto, liderado pelo arquiteto Ma Yansong, em colaboração com a China Academy of Building Research (CASR), transformará um terminal de carga existente na área portuária da cidade com acesso ao rio Yangtze. O novo complexo compreende um porto de cruzeiros de 15.000 m² e mais 50.000 m² de espaço comercial.
“A cidade de Chongqing tem montanhas e rios ”, disse Ma Yansong, refletindo sobre a visão por trás do projeto vencedor. “No entanto, o rio Yangtze é mais do que apenas uma paisagem natural na região. Por causa das atividades humanas, como o tráfego marítimo e o transporte industrial, esta cidade montanhosa também está cheia de energia e movimento.
Queremos transformar essa energia de vestígios da indústria em uma energia que estimule a imaginação. As pessoas podem sentir a energia cinética da cidade nesse local, mas também imaginar os espaços públicos do futuro.” Conheça mais, aqui.