O icônico festival SXSW está em andamento em Austin, Texas, mostrando e celebrando a cultura da inovação. Este ano, ChatGPT, AI e a volta dos valores psicodélicos estão em alta, enquanto NFTs e metaverso estão de fora.
Mas a agência Le Truc, do Publicis Groupe está lá para lembrar os delegados de que existem questões mais sérias. A parceria criou uma instalação chamada Discounted Lives (vidas com desconto) para a Human Rights Foundation, que exibe duas araras de camisetas, uma por US$ 4,99 e outra por US$ 44,99. Os recibos mostram os descontos, incluindo trabalho escravo e violações dos direitos humanos, que representam a grande diferença de preço.
Céline Assaf-Boustani, presidente da Human Rights Foundation, declarou: “O uso generalizado de trabalho forçado na indústria da moda é alarmante. O que você economiza custa tudo a eles – seus corpos, suas famílias, todas as suas identidades e até suas vidas. Já é hora de empresas e consumidores não tolerarem mais essa escravidão moderna.” Bom exemplo.