O mundo vinha registrando um breve período de aceitação e integração racial nos últimos anos. Mas depois do evento da pandemia, parece que o ódio voltou com força total. A agência Venables Bell + Partners lançou um filme instigante, Invisible No More, para conscientizar sobre o aumento de incidentes de ódio nas comunidades asiático-americanas e das ilhas do Pacífico (AAPI) nos EUA.
O filme, criado para a ONG Stop AAPI Hate, uma coalizão nacional dedicada a enfrentar o racismo e outras formas de fanatismo contra as comunidades AAPI, homenageia o Mês da Herança dos Asiáticos-Americanos, Nativos do Havaí e das Ilhas do Pacífico (AANHPI), em maio.
A questão de quantas histórias ainda não foram contadas e quantas experiências pessoais permanecem escondidas à vista de todos foi o ponto de partida para a campanha. O filme foi dirigido por Zoe Neary, com a editora Kamila Daurenova e os parceiros de produção Ruffian, Cut+Run e Jogger.
Se estima que 1 em cada 5 AAPIs tenha sofrido recentemente um incidente de ódio, o que significa milhões de AAPIs em todo o país. Somente o Stop AAPI Hate documentou mais de 11.000 incidentes de ódio auto-relatados desde 2020. Mas esses números são apenas a ponta do iceberg, já que a pesquisa sugere que os AAPIs raramente se sentem à vontade para relatar suas experiências. Confira.