Sombrio, distópico e muitas vezes misterioso: as ilustrações com temas intensos da lituana Ūla Šveikauskaitė sugerem o que pode dar errado no mundo, se enfrentamos um vírus mortal ou se nossos governos cairem em mãos erradas.
Crescendo em Vilnius, a capital da Lituânia, Ūla foi apresentada à criatividade desde cedo. Seu pai é um arquiteto que também adora pintar, enquanto sua mãe é jornalista e a levava com frequência a exposições de arte e outros eventos culturais.
E foi esse contato com arte e jornalismo que levou a artista a construir uma carreira fora da ilustração editorial. Ela estudou gravura e ilustração na Academia de Artes de Vilnius, onde as técnicas tradicionais de gravura e o desenho acadêmico constituíram uma grande parte de suas aulas.
“Embora agora eu trabalhe digitalmente, o conhecimento de litografia, gravura, xilogravura e serigrafia ainda prevalece em meu trabalho, tanto quanto meu amor por construir formas e sombreamento com um lápis de grafite “, revela Ūla. Conheça mais dela, aqui.