A Índia tem o maior número de mulheres graduadas em STEM (áreas ligadas à tecnologia) do mundo, com 43%. Mas apenas cerca de 14% deles fazem parte da força de trabalho nessas áreas. Isto sublinha um abandono significativo após a educação e uma disparidade de género no local de trabalho que precisa urgentemente de ser abordada.
Para entender por que as mulheres estão abandonando essas carreiras, em março de 2023, a Olay India encomendou uma pesquisa. 81% dos entrevistados disseram que abandonaram as carreiras STEM devido à falta de modelos femininos que possam abrir caminho para o sucesso. 88% disseram que ter modelos femininos que se destacam no local de trabalho as influenciaria a voltar a sua carreira. No geral, 91% dos entrevistados disseram que ter um modelo feminino é crucial para permanecer na carreira STEM.
Estas descobertas inspiraram a última edição da iniciativa #STEMTheGap de Olay, que visa lançar luz sobre a flagrante ausência de mentoras e modelos femininos. Antes do Dia Internacional da Menina deste ano, em 11 de outubro, a Olay iniciará a próxima etapa de seu programa de 10 anos, iniciando com essa mega produção. Confira.