Muita gente ainda considera os integrantes de minorias que lutam por seus direito como emocionais, dramáticos e até histéricos. E uma exposição na Inglaterra foi bem esperta em subverter esse pensamento, com uma mostra da arte ativista para mulheres e gêneros marginalizados.
A exposição “Hysterical“, sem fins lucrativos, tem curadoria dos grupos Bee Illustrates e Cheer Up Luv, celebrando o trabalho centrado na comunidade local que trabalha com ativismo e ocupação de espaços.
Histérica, melodramática, exagerada, fora de sí; esses são comentários com os quais as mulheres e os gêneros marginalizados estão muito familiarizados. Historicamente usadas para oprimir comunidades específicas, as palavras agora estão sendo recuperadas nessa nova mostra.
A exposição reúne criativos de várias disciplinas, cujo trabalho se concentra em questões como identidade, raça, assédio sexual, gênero, deficiência, política e muito mais, para subverter a noção de “histéricos”. Toda a verba da venda de ingressos do evento serão doadas para as entidades Mermaids and UN Women. Saiba mais aqui.