O dia em que centenas de manifestantes invadiram o Capitólio, em janeiro do ano passado, é revisitado em fotos em uma nova exposição no espaço cultural Bronx Documentary Center, exibindo o trabalho de mais de 20 fotógrafos profissionais e amadores.
Intitulada Storming of the Capitol, a mostra explora o que para muitos é “um dos eventos mais importantes da história americana recente ”, com os eventos de 6 de janeiro de 2021, quando uma multidão entre 2.000 e 2.500 apoiadores de Donald Trump se rebelou e invadiu o Capitólio em Washington, após a eleição de Joe Biden.
Diante desse um evento-chave na história americana recente (multidões não invadem o Capitólio desde a Guerra de 1812), os curadores Cynthia Rivera e Mike Kamber pretendem criar um cenário que oferece contexto ao público, com legendas extensas que aparecem ao lado de instalações de áudio e vídeo, bem como fotografias do dia.
“O desafio era garantir que o trabalho não fosse repetitivo ”, diz Mike Kamber. Depois de passar por milhares de imagens de fotógrafos freelancers e grandes veículos de comunicação, os curadores selecionaram fotografias que detalham os acontecimentos do motim sem sobreposição. Saiba mais, aqui.