O artista francês Mateo Humano usa uma simples plataforma como base para seus retratos incríveis de mulheres. Inspirado pelas tradições de culturas antigas e influenciado pela sua formação como artista de rua, Humano coloca os seus retratos evocativos em tapetes persas. Ao fazer isso, ele permite que os padrões tradicionais se tornem parte das características das mulheres. O efeito é incrível.
Recentemente, após a sua exposição individual no Sharjah Art Museum, nos Emirados Árabes Unidos, ele publicou um vídeo que dá uma ideia do seu processo criativo e da filosofia deste trabalho.
“Em todo o Oriente, o desenho ornamental e o simbolismo das origens de um tapete remontam aos primórdios do passado ”, afirma Humano. “Certas peças estão obviamente carregadas de uma mensagem filosófica habilmente formulada, bem como de símbolos totêmicos, tribais ou espirituais.
Ao adicionar um elemento humano, seguindo as regras exatas de simetria presentes num tapete e num rosto, estas obras tocam o nosso ser profundo, a nossa consciência universal, questionam a nossa identidade cultural atualmente canibalizada pela padronização e pela cultura de massa.” Conheça aqui mais do trabalho do artista.