Uma ação especial que pode ser mais poderosa do que flores presas em postes de rua ou cruzes em sinais de trânsito. No Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, 19 de novembro do ano passado, a agência Heimat TBWA e a entidade StopAcidentes transformaram vítimas de acidentes de trânsito em guardiões da segurança no Google Maps, alertando os motoristas sobre possíveis perigos.
O projeto MemorialRoute foi inspirado em histórias reais, começando com o caso de Julia Fernández. Julia representou as 961 vítimas de acidentes de trânsito que aconteceram na Espanha em 2023. Inicialmente, o projecto começou como uma iniciativa para aumentar a sensibilização sobre a segurança rodoviária e salvar vidas.
Agora a ideia expandiu, se estendendo a todos os cantos do planeta. Pessoas e ONGs de todo o mundo têm agora a oportunidade de utilizar a funcionalidade Google Maps para ajudar a manter as suas estradas seguras. Uma abordagem que ajuda a identificar os locais exatos dos acidentes fatais, a homenagear cada vítima e a se tornar uma medida proativa para prevenir futuras tragédias. Ótimo exemplo.