O artista emergente de Gana, Hamid Nii Nortey, lançou 20 novas pinturas figurativas de cenas glamorosas da sociedade local que refletem a mudança da paisagem urbana e social da capital de Gana, Accra.
É um lugar que passou por uma grande transformação nas últimas décadas, em uma realidade nova que o artista agora espera retratar enquanto desfaz qualquer narrativa desatualizada do continente africano.
Em exibição na ADA \ contemporary art gallery até 16 de junho, a série chamada Cross Hatching Affluence, mostra os habitantes modernos da cidade como reflexos dessas mudanças, oferecendo um instantâneo visual da crescente elite das classes média e alta que passou a representar uma parcela cada vez maior de Accra, bem como da população de Gana e de todo o continente africano.
Como a galeria explica: “Uma prova do extenso desenvolvimento socioeconômico e industrial do Gana pós-independência, as pinturas se afastam dos clichês predominantes de guerra, pobreza e doença, visto que muitas vezes se relacionam com o continente. Passando dos menos afortunados para o universo da classe média, Nortey recupera a propriedade sobre esta narrativa visual, abrindo caminho para o surgimento de novas vozes e histórias do continente.” Bacana.