Como Laila Kassab, nascida num campo de refugiados de Gaza, desafiou as probabilidades de se tornar uma artista e ensinar crianças em comunidades devastadas pela guerra. Em 2018, a artista fez parceria com a organização sem fins lucrativos Rebuilding Alliance para oferecer aulas de arte ao ar livre às crianças de Gaza.
Laila nasceu em Gaza em 1985. Quando criança, não pode vivenciar os sentimentos inocentes que uma criança deveria ter experimentado. A situação política e económica de Gaza contribuiu em grande parte para a sua incapacidade de viver uma infância preocupada apenas com os seus brinquedos. Ela cresceu reprimindo emoções de desespero e frustração.
Quando adolescente, outra camada de fardo foi acrescentada à sua jornada de vida: a sociedade. As pressões sociais em Gaza. Nas suas palavras, comentou: “Eu era uma senhora idosa no corpo de uma criança.”
A criança interior de Laila ficou presa por mais de 12 anos até que um dia decidiu que já era o suficiente. Ela resolveu superar seus medos e viver um estilo de vida diferente. Ela queria estudar arte, mas sua família recusou. Então continuou seus estudos em uma área que não queria, mas não desistiu de sua paixão.
Ela começou a ter aulas de arte paralelamente. E prometeu que continuaria seus estudos como sua família queria, faria o máximo e teria sucesso como assistente social, ao mesmo tempo que não desistiria daquilo que ela mais amava: a arte. Conheça aqui mais sobre a artista.