PortfolioLovers

Melhores da semana. Janell Shirtcliff e o Vale do Amanhecer

0

Um curta desenvolvido no Brasil, onde a diretora Janell Shirtcliff retrata seguidores da comunidade do Vale do Amanhecer, um movimento religioso nascido a partir das visões de uma mulher caminhoneira que acreditava se comunicar com extraterrestres.

Quando optamos por sistemas de crença clássicos ou dirigimos nossa fé a novas formas de pensar, as coisas em que escolhemos acreditar desempenham um papel implícito na vida que levamos. Mas a fé está impregnada de hierarquias, e onde alguns sistemas de crenças são aceitos, adotados e integrados ao tecido da sociedade, outros são submetidos ao fanatismo e ao ridículo, e as crenças de seus seguidores minadas em grande escala.

No curta-metragem Mother of the Dawn, a diretora Janell Shirtcliff explora o surgimento do movimento Vale do Amanhecer – uma doutrina religiosa praticada por cerca de 800.000 pessoas em todo o mundo, mas ainda desconhecida e não reconhecida como religião.

Fundado no Brasil dos anos 1950, o movimento surgiu a partir das visões de Tia Neiva – uma ex-caminhoneira que se tornou uma improvável líder religiosa, relatando premonições transmitidas por espíritos extraterrestres. Lançado no SXSW, Mother of the Dawn considera o papel do gênero e da classe dentro dos contextos religiosos, e a tendência da história de minimizar os triunfos femininos e os sistemas de crenças esotéricas. Mais um conteúdo bacana do canal Nowness. Confira.

 

 

Deixe seu comentário