O Design Museum de Londres revelou uma nova peça significativa do aclamado artista chinês Ai Weiwei com antecedência e a tempo de sua primeira exposição focada em design – Ai Weiwei: Making Sense, que estreará a partir de 7 de abril de 2023. Nessa obra, o artista reproduz uma das pinturas mais bem-sucedidas de Claude Monet, feitas inteiramente com 650.000 peças de LEGO.
É a maior criação de Lego de Weiwei até hoje, com mais de 15 metros de comprimento, intitulada Water Lilies#1. Ela cobre toda a extensão de uma parede na galeria do Design Museum e é construída com 22 cores diferentes. Ao recriar esta cena famosa, Ai Weiwei desafia nossas ideias de realidade e beleza, revelando o contraste das pinceladas de Monet com uma linguagem despersonalizada de peças e cores industriais.
Esses blocos semelhantes a pixels sugerem tecnologias digitais contemporâneas que são centrais para a vida moderna e em referência a como a arte é frequentemente disseminada no mundo contemporâneo. Desafiando ainda mais os espectadores, incluído no lado direito da versão de Ai está um portal escuro, que é a porta para o abrigo subterrâneo na província de Xinjiang, onde Ai e seu pai, Ai Qing, viveram em exílio forçado na década de 1960. Conheça mais desse projeto, aqui.