Um pouco sobre a mesa Marcas x grandes talentos: o papel estratégico das agências na construção das relações. Com Babu Santana (ator / diretor – Nós do Morro), Beatrice Jordão (senior marketing manager – Heineken), Fábio Porchat (humorista), Paulo Vieira (ator / humorista). Mediadores: Gabriela Moura (diretora de conteúdo – Talent), Jef Martins (diretor impactos sociais e projetos especiais – Publicis Groupe) e Rejane Romano (diretora de comunicação – Publicis Groupe).
A mesa começa quente, com Paulo Viera, Porchat e Babu descrevendo seus primeiros trabalhos em propaganda. Na sequência, Porchat explica como o sistema anda engessado, com as marcas temerosas com cada ponto do roteiro que pode gerar polêmica.
E como é triste não poder inovar ou arriscar sendo refém das opiniões de todos os tipos de pessoa, algumas “dirigidas” para isso. Babu emenda que, no começo, não sabia muito bem como lidar com a chamada cocriação, e demorou para entender e conseguir interagir com as equipes das agências.
Paulo conta o caso da Nestlê em uma promoção de prêmios e produtos, onde conseguiu inserir uma família no roteiro, e não apenas ele mesmo, como era a ideia inicial.
Beatrice comenta sobre alguns projetos marcantes, como o projeto da Coca-cola que colocava o nome de artistas nas latinhas. E como tem sido um desafio para as marcas, inclusive a Heineken, evoluírem nessa abertura de flexibilizar e ouvir mais os creators dando mais veracidade às mensagens, pois eles estão naturalmente mais próximos do sentimento do público.
Porchat faz uma longa fala sobre o limite do humor, um dos pontos mais polêmicos da atualidade. E como se pisa em ovos, ao depender do fato de que apenas 1% do público tem o poder de derrubar uma campanha.
Paulo fala bastante sobre o fator primordial para sua relevância na mídia, pelo fato de ter vindo de um lugar de classe C/D, e ter intimidade com esse universo, ou seja, ele fala daquilo que vivencia e entende. E conta o caso da campanha da Pizza Hut X pizza de bairro, onde sua opinião foi fundamental para mudar a criação da campanha da DPZ. Muita infomação e muita diversão. Alguns trechos abaixo.