O projeto Mosaika reune e explora um arquivo espetacular de ilustração de livros infantis lituanos e seu significado cultural na formação da sociedade local. A iniciativa celebra os 27 ilustradores de livros infantis lituanos que atuaram durante a segunda metade do século 20, com foco na expressão criativa de artistas que trabalharam no país, na época recém-governado pela União Soviética.
Quando se pensa em ilustrações de livros infantis, se imagina cenas bem iluminadas, despojadas da dureza que assola a realidade dos adultos. A ilustração infantil é conhecida como um espaço seguro escondido atrás de uma cortina de inocência desenfreada, mas nem sempre é esse o caso.
Embora um aspecto do gênero desse nicho tenha produzido os clássicos conhecidos no mundo todo, também existem obras menos conhecidas da ilustração infantil onde os artistas descobriram formas de expressão onde poderiam se expressar livremente sob as vistas do governo autoritário. Este é o caso do tesouro criativo que pode ser visto na Mosaika. Conheça mais aqui e aqui.