Gorilas da montanha de dorso prateado são criaturas poderosas. Normalmente, um macho adulto lidera um bando de fêmeas, jovens gorilas e filhotes. Os machos sem um bando viajam sozinhos ou formam pequenos grupos.
É relativamente incomum que esses bandos familiares incluam vários machos adultos; no entanto, um grupo em Ruanda é um exemplo emocionante de amor fraternal. O bando dessa família é liderado pelo macho dominante Musilikale, mas seus dois irmãos adultos leais, Icumbi e Turakomeje ficam ao seu lado para ajudar a manter a família segura.
Estudado e protegido pelo instituto de pesquisa Dian Fossey Gorilla Fund, este grupo de irmãos conquistou corações com sua postura e suas travessuras lúdicas. O Dian Fossey Gorilla Fund foi criado em 1967 por Dian Fossey. A organização se dedica à conservação por meio de pesquisas, treinamento de conservacionistas locais e formação de laços com as comunidades locais.
Eles protegem os gorilas da montanha em Ruanda e os gorilas de Grauer na República Democrática do Congo. Ambas as espécies estão muito ameaçadas de extinção, e a organização tem rastreadores e pesquisadores que seguem os grupos de gorilas todos os dias. Esses esforços de proteção são trabalhosos, mas eficazes.
Os gorilas da montanha estão acostumados com a presença humana, permitindo aos pesquisadores observar melhor suas interações sociais. No entanto, os gorilas de Grauer devem ser seguidos à distância. Saiba mais, aqui.