A Suíça legalizou um equipamento impresso em 3D que permitirá àqueles que desejam utilizar de morte assistida escolher hora e lugar onde desejam o procedimento. O Sarco Pod, criado pela empresa Exit International, permite uma eutanásia rápida e indolor e não requer assistência externa, podendo ser ativada de dentro.
A máquina semelhante a um sarcófago foi criada como uma alternativa aos métodos atuais; que, na Suíça, consiste em tomar um comprimido que coloca a pessoa em coma antes da morte. O Sarco Pod, em vez disso, atua reduzindo lentamente a quantidade de oxigênio na cápsula enquanto aumenta o nitrogênio. De acordo com o Dr. Philip Nitschke, fundador da Exit International e criador da máquina, o método resulta em uma morte indolor.
Uma vez dentro da cápsula, a pessoa deve responder a um conjunto de perguntas pré-gravadas e, em seguida, pressionar um botão. Nesse ponto, o nível de oxigênio no interior despenca. Há, no entanto, uma saída de emergência caso alguém mude de ideia. Segundo a empresa, a máquina proporciona uma “feliz morte hipóxica ”, pois o baixo nível de oxigênio proporciona um estado de euforia antes que a pessoa desmaie.