O mundo tem lutado por muitos anos com escândalos de corrupção e agora, com a na cúpula do G20 no Rio de Janeiro, a agenda não conseguiu priorizar esse tópico e quebrar o ciclo vicioso. Então, a Transparency International, o movimento global para acabar com a injustiça da corrupção, e a agência Innocean Berlin colocaram a corrupção na agenda com uma ação de parapentes que tenta chamar a atenção em uma das praias mais famosas da cidade.
A campanha, Money Gliders, começou na sexta-feira, 15 de novembro. Seis parapentes, todos impressos para parecerem notas de dólar, voaram sobre o Rio de Janeiro, passando por enormes monumentos, incluindo a famosa estátua do Cristo Redentor de 30 metros de altura, e pousaram na Praia da Barra da Tijuca em uma faixa dizendo: “Quão óbvia deve ser a corrupção antes de ser uma prioridade do G20?“
Dando continuidade à atividade de guerrilha, a INNOCEAN Berlin lançou um filme de campanha em 18 de novembro, destacando as preocupações da Transparency International, com o objetivo de obter um público maior para apoiar sua campanha #G20TakeAction. Ele apresenta os “Money Gliders”, incluindo filmagens feitas pelos próprios pilotos e como os planadores foram feitos. Vale dar uma olhada.