PortfolioLovers

Destaques da semana. Toda agência pode ser a Agência do Ano em Londres

0

É cada vez maior a percepção de que existem premiações demais (para trabalhos bons de menos) na indústria do comunicação. Afinal, premiação virou um negócio lucrativo, levando em conta o ego de uma parte da categoria e a sede das agências por um lugar ao sol nesse enorme e complexo universo da publicidade.

A agência independente 10 Days de Londres aproveitou essa percepção e transformou em uma boa ideia: uma plataforma chamada agencyoftheyear.co.uk, que coloca qualquer agência a poucos cliques de ser imediatamente selecionada para o ilustre prêmio de Agência do Ano. Nenhuma taxa de inscrição é necessária. Não há nenhuma exigência para entrar e ganhar. Quem preencher o formulário saberá imediatamente que ganhou e receberá um certificado de vencedor personalizado para exibir ao mundo, pois todos ganham.

Embora a entrada nos prêmios seja gratuita, é possível massagear alguns egos e ir na loja da plataforma para gastar quantias obscenas de dinheiro – no verdadeiro estilo dos prêmios internacionais. Pelo preço “baixíssimo” de £ 10.000, os vencedores podem comprar o indescritível troféu da Agência do Ano na forma de uma gigantesca estátua dourada de um tapinha nas costas. Qualquer pessoa que visite a loja online também pode comprar uma mesa – vintage, de madeira maciça – por £ 50.000, uma refeição instantânea com lagosta e macarrão por £ 100, e muito mais.

O projeto do site revela claramente a falha no sistema. Inundando o mercado desta forma, o site foi projetado para uma reflexão sobre uma possível redefinição do setor. Seus criadores esperam que surja uma abordagem renovada de premiação que devolva credibilidade, significado e valor genuíno ao ato de vencer, de uma forma que realmente cumpra o suposto objetivo de promover o trabalho de alta qualidade.

Jolyon White, cofundador da 10 Days, revela: “Como é que centenas de agências diferentes podem ser a agência do ano, no mesmo ano? Se todos forem vencedores, ninguém é. Acreditamos que é preciso haver uma redefinição. Por isso decidimos inundar o mercado e lançar a agencyoftheyear.co.uk – onde o simples desejo já vale como prêmio. Clique aqui  para saber mais, e até se inscrever.

 

Deixe seu comentário