A artista conceitual coreana Kimsooja recebeu carta branca para criar uma enorme instalação dentro da Bolsa de Comércio de Paris, que abriga a Coleção Pinault. O resultado é o projeto To Breathe – A Constellation, que está em exibição junto com muitas outras obras como parte da exposição Le monde comme il va (“The World as It Goes”). Ao colocar espelhos no chão da rotunda do edifício, a artista altera a realidade do espaço e transforma a arquitetura de Tadao Ando.
À medida que os visitantes entram no espaço, seus corpos são refletidos de volta, posicionando todos dentro da própria obra de arte. A peça ecoa o desejo do artista de criar arte participativa. “Gostaria de criar obras que fossem como a água e o ar, que não podemos possuir, mas que podem ser compartilhadas com todos ”, diz Kimsooja.
“Ao usar o espelho, nosso olhar funciona como uma linha de limites que se move de um lado para outro, entrando nas profundezas de nós mesmos e do outro, nos reconectando à sua realidade e ao seu mundo interior. Um espelho é uma imagem tecida pelo próprio olhar em um movimento de fluxo e refluxo.” Conheça aqui mais sobre a artista e o projeto.