O Canadá é um dos lugares mais seguros do mundo para crianças. A menos que estejam online. Afinal, nenhuma criança está segura online. O Centro Canadense de Proteção à Criança (C3P) e a campanha Safe Spaces da agência No Fixed Address de Toronto apresentam histórias reais de partir o coração sobre abuso online de seis mães corajosas. O projeto alerta os pais sobre o fato de que nenhum lugar é seguro para uma criança canadense — nem sua escola, nem seu parquinho, nem mesmo seu próprio quarto, quando estão online.
No filme da campanha, as mães das seis vítimas de exploração sexual online contam a história de seus filhos dos mesmos lugares em que presumiam que seus filhos estariam seguros. Essas mães não apenas sofreram o pesadelo do que aconteceu com seus filhos, mas também lidaram com a suposição de muitos canadenses de que, de alguma forma, é culpa delas por não manterem seus filhos seguros. Esse é o preconceito que a campanha Safe Spaces busca mudar.
Isso pode acontecer com qualquer um. Os predadores estão em todos os lugares online. E eles estão mirando em todos que estiverem ao alcance. A campanha está pedindo aos canadenses que apoiem o Projeto de Lei de Danos Online do governo federal, que exigiria que as empresas de mídia social fornecessem proteção significativa às crianças na internet. Ótimo exemplo que vale a pena conferir.