O investimento em mídia exterior na Espanha diminuiu significativamente nos últimos anos. Como a marca líder dessa categoria, JCDecaux, poderia convencer as marcas de que seus pontos de exibição funcionam? A agência DAVID Madrid conseguiu uma boa resposta. Se você conseguir tornar uma avó desconhecida de 100 anos de idade viral, tudo é possível.
Dessa forma, a agência encontrou Marina Prieto, uma mulher quase sem presença nas redes sociais, com apenas 28 seguidores. Ela foi colocada nos cartazes da JC Decaux nas estações de metrô de Madri com suas postagens no Instagram durante a noite. As fotos de uma vovó no Instagram, dela regando as plantas, comendo churros ou tirando uma soneca, encheram centenas de espaços publicitários.
Na manhã seguinte, toda a cidade começou a questionar: “Quem é Marina Prieto? ” As pessoas começaram a procurar, a seguir, conversar sobre ela nas redes sociais e até a tirar selfies com suas fotos nos pontos de exibição. Mas ninguém sabia quem era esta senhora e por que ela estava ali. Havia uma marca por trás disso? Foi um presente da família dela? Ela era real? Foi uma estranha comemoração de 100 anos?
David Madrid e JCDecaux colocaram todas as novas fotos de perfil em mais de 300 espaços de mídia no metrô que as marcas não haviam comprado. Aí as pessoas e a imprensa começaram a falar da Marina, a seguir (cresceu +39.285% de seguidores), a interagir com ela (+13.405% de engajamento) e até a querer colaborar com ela. Muito bem pensado.