PortfolioLovers

Destaques da semana. A instalação movida a areia de Pinaffo & Pluvinage

0

Uma obra incrível com peças móveis com formas e materiais diferentes, todas ligados a uma reação em cadeia; tudo movido a areia. A instalação En cascade do estúdio da dupla de artistas franceses Pinaffo & Pluvinage incorpora uma ‘microarquitetura de automação’, que nasceu de uma ideia que surgiu em um dia de praia, onde eles foram afetados pelo movimento da areia.

“Sabíamos imediatamente que tínhamos um projeto em mente e começamos a explorar uma série de fenômenos científicos estudados em relação à areia”, diz Marion Pinaffo. Esta investigação abrangeu desde a física dos materiais granulares até à geometria do monte de areia, com uma abordagem calculada.

Para Raphaël Pluvinage, era fundamental que a obra consistisse em materiais de baixa tecnologia. “Em muitos dos nossos projetos, existe a ideia de procurar formas de poupar recursos utilizando materiais como papel, lápis e madeira comum para criar estes sistemas sofisticados e complexos.

Como a areia é de baixa tecnologia por natureza, mas também possui propriedades fluidas, a dupla logo percebeu que ela poderia armazenar energia da mesma forma que uma barragem. “A energia é armazenada no alto e liberada quando a areia desce. Ele pode acionar diversos sistemas mecânicos que podem ser utilizados para programar movimentos, rotações, translações, com diferentes ângulos e diferentes sequências de repetição.” Vale conhecer mais aqui. Confira.

 

Deixe seu comentário