A nova animação de Elizabeth Lum tenta demonstrar que a cultura do valor do excesso de trabalho é uma farsa. Enfrentando o vício da cafeína, usando medicamentos para se manter acordado e lágrimas como hidratação, Hustle Secrets usa o humor para apontar o absurdo desse fenômeno cultural.
Em 2022, o termo “quiet quitting ” (desistência silenciosa) estava em todas as redes sociais. A frase (caso você ainda não saiba) se refere a cumprir os requisitos mínimos do seu trabalho sem ir “além” tentando “provar” seu valor. O fato gerou muita polêmica, com pessoas apontando para a questão da saúde mental no trabalho e outras acusando a Geração Z de preguiçosa.
Quiet quitting é uma consequência do que hoje conhecemos como cultura da labuta, uma invenção do capitalismo tardio que mede a autoestima pelo quanto você trabalha, quanto dinheiro você ganha e pelas coisas materiais que você tem para mostrar, e é esse exatamente o fenômeno que a animadora Elizabeth Lum está tentando desmantelar com seu curta bem-humorado, mas pungente. Bem legal.