Para as grandes marcas, seus logotipos são itens sagrados, meticulosamente desenvolvidos, com os quais não se deve mexer. Dados indicam que 75% das pessoas reconhecem uma marca pelo seu logotipo. Mas a Coca-Cola resolveu “esmagar” seu logo, em uma campanha da agência Open X New York que destaca os esforços de reciclagem da marca.
A equipe percebeu que alterar um dos logotipos mais reconhecidos do mundo poderia conscientizar as pessoas sobre a importância da reciclagem das garrafas e latas da Coca-Cola. A campanha global em OOH, Recycle Me, foi lançada na América Latina e está sendo veiculada em sites e mídia exterior na Argentina, no Brasil e no México, bem como em Press e social. Outros mercados estão programados para seguir no projeto.
Para criar os logotipos triturados e deformados, a equipe criativa da agência usou prensas mecânicas e aspiradores para esmagar fisicamente as latas e capturar as distorções reais do famoso logotipo. Cada execução apresenta, portanto, uma versão diferente de lata amassada, representando todas as formas como uma lata pode ser deformada para reciclagem e um filme documentando o processo também foi lançado.
O esforço apoia a estratégia Mundo Sem Resíduos da Coca-Cola, promovendo a ideia de que a sustentabilidade é uma responsabilidade coletiva e incentivando a reciclagem em grande escala. A empresa pretende tornar todas as suas embalagens recicláveis até 2025 e quer atingir uma taxa de recolha e reciclagem um-para-um até 2030. Bacana.