Este ano, novamente, ondas de calor com picos de 43°C estão ocorrendo em muitas partes do mundo, aumentando a demanda por energia. No entanto, nem todos podem lidar com o aquecimento global da mesma maneira. Nos países em desenvolvimento, cerca de 48% desses territórios não têm acesso regular à eletricidade.
E com períodos de temperaturas ultra altas, a demanda por bebidas geladas nessas áreas aumentou aproximadamente 14% nos últimos 10 anos. Mas sem eletricidade (falta de rede, cortes de energia, apagões…) e por consequência sem frigoríficos funcionando, os empresários locais não podem vender bebidas frias.
Para aliviar esse problema, a Budweiser e a agência BETC Paris, em parceria com a Frog, projetaram e criaram o Bud Ground Cooler – o primeiro refrigerador sustentável sem eletricidade que esfria abaixo de 6°C. O sistema foi inspirado nas antigas técnicas de resfriamento usadas na antiguidade pelos egípcios e pelas civilizações do Vale do Indo, que usam as propriedades de resfriamento geotérmico do solo para capturar o frescor.
Mas o novo Bud Ground Cooler vai mais longe: antes, este sistema de refrigeração podia arrefecer até 15 graus – com o equipamento da Budweiser, agora é possível descer abaixo dos 6°C. A temperatura perfeita para bebidas. Vale a pena conferir.