As regras sobre uso obrigatório de capacetes em veículos de 2 rodas são seguidas na maioria dos países ocidentais. Mas não na Grécia. É muito comum ver motociclistas sem capacete por lá. Em Atenas, especialmente durante a noite, a porcentagem ultrapassa 30%, enquanto nas áreas rurais os números são muito piores, pois a fiscalização não consegue acompanhar a demanda de motociclistas nas ruas e estradas.
A desculpa mais comum para não usar capacete é percorrer distâncias curtas. Mas, de acordo com uma pesquisa da Hellas Direct, mais de 50% dos acidentes ocorrem durante viagens curtas. Em 2023, quase 40% dos acidentes ocorreram muito perto de casa, a uma distância de apenas 2,5 km. Outros 15% aconteceram nos próximos 2,5 km. Em outras palavras, 55% dos acidentes ocorrem em um raio de 5 km da casa.
A agência de Atenas, The Newtons Laboratory, usou imagens impressionantes e de grande impacto de cicatrizes faciais para explicar — e dar sentido — a essas estatísticas para uma campanha sobre os motociclistas, desenvolvida para o Instituto de Segurança Rodoviária da Grécia (R.S.I.). A campanha tem plano de vaiculação em Press e mídias sociais. Lega e necessário.