Merdeka, ou Dia da Independência da Malásia, está sendo cada vez mais visto como apenas um simples feriado nacional, especialmente pelos jovens malaios, apesar de seu enorme significado.
Este ano, a marca de chocolates Cadbury e a agência Ogilvy uniram forças para criar um filme que encoraja os malaios a olhar para Merdeka de forma diferente e mudar a maneira como celebram este dia significativo na história da Malásia.
Por 65 anos, o tema do Merdeka se concentrou no discurso de Tunku Abdul Rahman. Foi estudado nas escolas e divulgado em campanhas publicitárias em todo o país. Cadbury e Ogilvy analisaram mais profundamente esse discurso e deram vida aos muitos momentos simbólicos que aconteceram naquele dia, definindo o espírito do que significa ser malaio.
Ao invés de produzir um filme com uma história fictícia, o projeto Merdeka Unseen, apresenta Johan, um senhor que esteve presente durante o Merdeka Day em 1957 e o trouxe de volta ao estádio para reviver aquela experiência.
Momentos pungentes foram recriados a partir de suas memórias. Em tempo real, enquanto caminha pelo estádio, as memórias são projetadas nos assentos onde esses momentos aconteceram. Através das memórias de Johan, o filme serve como um lembrete de que a generosidade sempre esteve no coração do espírito da Malásia e se todos reservarem um tempo para olhar, vão encontrar bondade em todos os lugares ao nosso redor. Bem legal.