A indústria automobilística vem fazendo tudo ao seu alcance para limitar o risco de acidentes. A estrutura dos veículos passa por inúmeros test drives. Os carros são cada vez mais robustos, mais seguros e podem nos alertar sobre possíveis perigos. No entanto, o risco zero não existe. Um erro cometido por humanos é possível. E ainda pode causar muitos acidentes.
A Renault da França está desenvolvendo um programa novo e completo de segurança. O projeto cobre os procedimentos de segurança antes, durante e depois de um acidente de carro. Uma colaboração com 600 engenheiros, especialistas em segurança, chefes de produtos, o LAB e, especialmente, o corpo de bombeiros.
A montadora se associa aos bombeiros pela sua experiência e conhecimento, uma vez que são formados nas últimas inovações tecnológicas. O que permite até hoje que a Renault se destaque e dê o exemplo como uma marca eminentemente tecnológica e humana.
A Renault treina bombeiros em todo o mundo para ajudá-los a economizar tempo no atendimento a um acidente grave, além de reduzir o número de vítimas nas estradas. Essa é a tarefa do tenente-coronel Christophe Lenglos, funcionário em tempo integral da Renault, auxiliados por Claire Petit Boulanger (especialista em segurança da Renault). Eles viajam pelo mundo, do Paraguai à República Tcheca, para divulgar o conhecimento da Renault em segurança. Ótimo exemplo.