Desde que entrou pela primeira vez na órbita de Júpiter em 2016, a JunoCam da NASA deu ao mundo uma visão incomparável do planeta. Esta câmera/telescópio fica na sonda espacial Juno e envia dados de volta à Terra cada vez que completa um sobrevôo no gigante planeta gasoso. Graças aos cientistas que processam os dados brutos que a NASA carrega, é possível ter uma visão nítida e clara de Júpiter em toda a sua glória.
Embora a JunoCam foi planejada para estar operacional apenas por 20 meses, já que esta era a duração original da missão Juno, ela ainda está fornecendo uma visão do planeta e continuará enquanto a sonda permanecer operacional. As fotos que ela envia, especialmente das formações de nuvens e dos sistemas de tempestades em turbilhão do planeta, são particularmente impressionantes.
É importante lembrar que as cores que vemos nos resultados são todas adicionadas na pós-produção das imagens. A própria JunoCam possui três filtros de cores – vermelho, azul e verde. Ao ficar mais próxima da parte iluminada do planeta, ela registra imagens para produzir partes das fotos que são então mixadas para criar os resultados completos. Dá para entrar aqui e pesquisar mais. Confira.