O projeto Artificial Realities: Coral apresenta a visualização definitiva do Refik Anadol Studio de pesquisas de anos sobre a compilação de um conjunto de dados abrangente de imagens de corais com o objetivo de aumentar a conscientização sobre as mudanças climáticas através da arte.
Esta escultura de dados específica, que foi exibida no Fórum Econômico Mundial 2023, é inspirada no ambiente oceânico e na situação dos recifes de corais e usa aproximadamente 100 milhões de imagens de corais como dados brutos. Combinando ciência, tecnologia e artes visuais, a obra enfatiza a preservação e a sustentabilidade desse patrimônio ambiental.
Um elemento que conecta um ecossistema digital de dados e uma paisagem que abriga muitos ecossistemas vivos com o objetivo de usar o potencial das economias do metaverso e do blockchain para aliviar os problemas das mudanças climáticas globais.
O principal objetivo deste projeto multidisciplinar é se tornar capaz de utilizar métodos inovadores de visualização de dados e aprendizado de novas tecnologias para criar esculturas de dados de IA impressas em 3D para o universo subaquático que se assemelham perfeitamente aos corais encontrados na natureza e ajudam a restaurar ecossistemas nos oceanos.
Como artista mediático que explora como a percepção e a experiência do espaço estão a mudar radicalmente agora que as máquinas dominam a nossa vida quotidiana, Refik Anadol está intrigado com as formas como a era digital e a inteligência das máquinas permitem uma nova técnica estética para criar ambientes imersivos e dinâmicos enriquecidos. Saiba aqui mais do artista de Los Angeles.