A designer japonesa Nanako Kume apresenta sua simpática série de luminárias pendentes feitas de grandes aparas de madeira. Inspirada nos restos de afiar lápis de cor, ela criou cada haste com a ajuda de uma máquina construída como um apontador de lápis gigante.
Sobre o conceito por trás de seu projeto, Kume esplica: “Desde a infância, fiquei fascinada com a forma e a fugacidade das aparas que são feitas ao apontar os lápis. Achei que aumentando o tamanho e a espessura do que deve ser descartado como lixo, seria possível criar novos produtos mantendo a beleza da forma.“
Para projetar suas luminárias, a designer começa amaciando o bloco de madeira em um vaporizador antes de raspá-lo, tornando-o dobrável e fácil de raspar em camadas finas, mas resistentes. “Dessa forma, a madeira recém-raspada é flexível e é formada à medida que seca ”, explica ela. Mas mais importante do que amaciar a madeira é ajustar o ângulo e a posição da lâmina de afiar para obter uma boa modelagem.
Os detalhes de cada produto variam de acordo com a espécie, cor e formato da madeira – assim como o toque de corante que Kume adiciona a cada desenho, evocando lápis de cor. O tempo de corte também contribui para a curvatura e o perfil únicos vistos nos modelos. Saiba mais sobre o trabalho dela, aqui.