Hoje em dia, a energia eólica é uma das tecnologias de energia renovável mais utilizadas, com sua aplicação aumentando rapidamente a cada ano, em nível mundial. Na Dinamarca, é tão usada que agora já faz parte da paisagem local.
Na verdade, a energia eólica já fornece 40% da energia na Dinamarca, enquanto os dinamarqueses esperam chegar a 70% até 2030. E uma vez que o mundo das fontes renováveis – e especificamente da energia eólica – gira em torno da sustentabilidade, faz sentido a questão da reciclagem dessas turbinas ser discutida ativamente nos últimos anos.
Devido à vida útil de 20 anos das pás não biodegradáveis nas atuais turbinas eólicas, muitas precisarão ser descartadas em um futuro próximo. O governo dinamarquês atribuiu a tarefa de reciclagem a várias empresas, muitas das quais apresentaram planos engenhosos para reaproveitar as gigantescas estruturas de metal.
O projeto Re-Wind é um dos mais interessantes, e visa transformar esses equipamentos em abrigos de bicicletas ou passarelas. Conheça mais sobre o assunto, aqui. Ótimo exemplo.