Em dezembro passado, a agência Ogilvy Madrid lançou um jogo chamado Save The Fleet. O jogo é a antítese do popular jogo Battleship (Batalha Naval). Você tenta salvar tantas vidas quanto possível, em vez de afundar embarcações. Na semana passada, as doações feitas pela plataforma de jogo salvaram a vida de 43 pessoas que estavam em um barco tentando chegar ao continente.
O jogo apoia o trabalho do Humanitarian Maritime Rescue (HMR) [Salvamento Maritimo Humanitario (SMH) em espanhol], uma ONG cuja missão é “salvaguardar e cuidar da vida, da dignidade e dos direitos das pessoas em trânsito.” As doações do jogo pagaram a primeira missão do Aita Mari 2024, o barco de resgate HMR, para realizar a operação de resgate no Mediterrâneo central, salvando as pessoas em uma zona SAR da Líbia.
As pessoas resgatadas na área da RAE da Líbia vêm de países como o Egito, o Sudão e o Bangladesh. Apesar da extrema fadiga e desidratação e de enfrentarem condições oceânicas terríveis, a sua saúde geral não é grave. Um ótimo exemplo que vale a pena conferir.