Uma queda pode ser perigosa em qualquer idade, mas o perigo de um tombo aumenta com a idade. Na esperança de reduzir os danos que podem causar, a Suzhou Yidaibao Intelligent Technology Co., uma startup chinesa, desenvolveu um gadget excepcionalmente útil. Se baseando nos mesmos princípios dos airbags dos automóveis, os seus coletes e cintos insufláveis são concebidos para proteger os idosos em caso de queda.
“Em 2014, assistimos a uma queda de um amigo idoso e à fratura do osso pélvico, o que levou a um período de grande sofrimento que poderia ter sido evitado ”, recorda a equipe. Isto os inspirou a encontrar uma maneira de proteger os idosos de lesões em caso de queda, especialmente porque é uma ocorrência muito comum entre os idosos.
“Depois de analisar os dados, descobrimos que na China cerca de 400 milhões de pessoas com mais de 65 anos sofrem lesões por quedas ”, afirmam. “Desse número, 32.000 pessoas morrem devido a lesões causadas por quedas todos os anos. E como as lesões causadas por quedas muitas vezes causam fraturas ósseas, embolias pulmonares, infecções e outros problemas, isso atinge gravemente a qualidade de vida dos idosos, afetando a vida de toda a família.”
A empresa então passou cinco anos trabalhando para dar vida à ideia. Eles finalmente criaram um colete que pode proteger a cabeça, ombros, costas e quadris. Além de obter o tipo certo de materiais, eles trabalharam em um algoritmo que prevê se um movimento repentino resultará em queda, prometendo acionar os airbags em milissegundos para proteção ativa do usuário antes que o solo seja alcançado. Ótimo exemplo.
Air cushion vest designed for elderly people's risk of falling. pic.twitter.com/SAg9ph96le
— Levandov (@Levandov_2) September 26, 2023