PortfolioLovers

A sinestesia de Shane Guffogg em Veneza

0

O artista americano Shane Guffogg está entre os estimados 4% de pessoas com sinestesia no mundo, um fenômeno perceptual em que a estimulação de uma via sensorial desencadeia involuntariamente experiências em outro sentido. No caso de Guffogg, ele consegue “ouvir” as cores.

Esta habilidade única é um dos principais elementos que inspira seus trabalhos, assim como a sua última exposição, At the Still Point of the Turning World – Strangers of Time, que coincide com a Bienal de Arte de Veneza e é realizada na histórica Scala Contarini del Bóvolo. Colaborando com o pianista Anthony Cardella e o programador de IA Jonah Lynch, Guffogg traduziu suas pinturas dinâmicas em composições musicais.

Interpretadas por Cardella, estas peças musicais acompanham as obras vibrantes de Guffogg, que refletem um diálogo contínuo com o escritor T.S. Eliot, no seu renomado ciclo de poemas, Quatro Quartetos, explorando as interseções de tempo, espaço, consciência e transcendência. Conheça aqui mais da obra do artista.

 

Deixe seu comentário