Uma Designer industrial que se tornou ilustradora em tempo integral, Felicia Chiao sempre teve interesse em desenhar desde muito pequena. Em 2019, a artista começou a fazer um desenho por semana e desde então não parou mais. “Nunca foi realmente meu plano fazer ilustração em tempo integral, mas está dando certo! ” ela comenta, à medida que seus intrincados desenhos em tons quentes mostrando o “personagem humanóide” fortemente identificável que ela criou ganharam um grande número de seguidores online.
Escondido em uma prateleira, embaixo de um sofá ou pairando sobre uma janela, sempre ao lado da figura do humanóide, um outro personagem que se parece com um grão de feijão preto está sempre presente em suas obras. Representando sua relação com a saúde mental e a ansiedade, esse ser escuro e arredondado apareceu inicialmente como uma representação do estômago da artista.
“Eu convivo com IBS (Síndrome do intestino irritável) e meu estômago sempre inflamava quando minha saúde mental estava ruim. Então eu desenhava os personagens nos dias que não estava me sentindo muito bem ”, ela explica. O humano é sempre retratado convivendo com o personagem “estômago”, uma figura escura e iminente que varia em tamanho e visibilidade, dependendo do dia.
Abrindo caminho para a empatia e a conexão, a artista sente que as características humanas da sua figura ilustrada, juntamente com a sua ansiedade personificada, são pontos de ligação para com o seu público: “Acho que a maioria das pessoas é naturalmente um pouco empática, por isso, quando vêem essas figuras no meu trabalho eles conseguem se identificar de alguma forma”, diz Felicia. Conheça aqui mais de seu trabalho.