Como proposta para a cidade de Lisboa, o X Atelier e o Atelier BAUM uniram forças para projetar uma piscina urbana no Rio Tejo. A ideia da Loop Pool Tejo surgiu em resposta à necessidade de uma opção imediata de banho de lazer próxima do centro da cidade, sem ter que passar horas em engarrafamentos. Embora Lisboa esteja muito perto do mar, não há nenhuma estrutura planejada para conectar seus habitantes ao rio, e as grandes praias nas proximidades costumam ficar superlotadas nos dias mais quentes.
Pensando nisso, a Loop Pool, de formas arredondadas, foi pensada com várias funções. Ela ecoa o efeito de uma gota d’água cujo movimento gera um equipamento que abriga várias demandas a partir do ponto inicial de um píer: uma piscina autofiltrante no rio, uma área de anfiteatro e solário e acesso direto ao rio. Se o Tejo já foi usado para banho, o projeto busca aproximar os lisboetas de suas águas novamente.
Isto envolve a remodelação do pontão Braço de Prata existente e sua subsequente transformação em uma plataforma que liga a cidade ao seu rio, com o objetivo de dar aos habitantes acesso a piscinas públicas, bem como a uma variedade de atividades aquáticas. A visão arquitetônica dos escritórios baseados em Lisboa apresenta um elemento escultórico que busca estabelecer uma analogia entre a forma pragmática e rígida do píer existente com a fluidez inerente do rio. Conheça aqui mais sobre o projeto.