Como desaceleramos o tempo? O filme em animação stop motion de Effie Pappa tem algumas respostas. Refletindo sobre nossa relação com o relógio, o novo filme da diretora nos lembra de desacelerar um pouco e aproveitar os pequenos momentos intermediários.
Desde o início da pandemia de Covid-19, a passagem do tempo está na vanguarda de todas as nossas mentes. Como aprendemos a realmente desacelerar? Como alternativa, sabemos quando acelerar? Essas questões flutuam em torno do vertiginoso e meticuloso filme de Effie Pappa, In-Between.
“O filme é derivado da minha relação com o tempo e da luta diária para vencer o tique-taque do relógio ”, revela a artista. “É uma loucura a rapidez com que as coisas estão acontecendo e a forma frenética como estamos tentando levar a vida, passando de uma tarefa para outra e fazendo as coisas da maneira mais rápida possível.”
Esse efeito de ‘cronômetro’ se desenrola de maneira espetacular no stop motion, levando vários personagens a tomar decisões difíceis (embora servis) que perturbam o equilíbrio de suas vidas. “Até a maneira como respiramos e comemos ficou mais rápida, com sérias consequências para a saúde ”, acrescenta Effie. “Às vezes me pergunto onde está o valor disso e é por isso que uso o carro fúnebre no filme, na frente do ônibus.”
Se inspirando em sua própria casa em Atenas, Effie queria justapor um cemitério perpendicular ao de “uma rodovia muito movimentada onde carros e motos correm como loucos, buzinando e acelerando.” É essa exploração no interstício do tempo entre a vida e a morte que forma o título do filme, In-Between.
“Muitas vezes penso em como seria se desacelerássemos um pouco e criássemos os tempos intermediários onde pudéssemos observar mais, pensar melhor, falar mais profundamente e nos permitir ter momentos mais alegres e surpreendentes ”, explica a diretora. O Trailer vai abaixo e o filme completo tem aqui. Muito legal.