Uma animação diferente e interessante retrata uma visão política com uso do universo folclórico da Polônia. Um trabalho do animador e ilustrador de Varsóvia Mateusz Jarmulski, em colaboração com o artista musical Resina, que resultou no novo filme chamado Horsetail.
Logo nos primeiros momentos da produção, somos transportados para um mundo sombrio habitado por demônios e outras entidades do folclore polonês. Embora pareça que se trata de uma lenda eslava de outro mundo, Horsetail é realmente inspirado por alguns eventos muito recentes.
Em janeiro de 2021, manifestantes saíram às ruas, condenando o veredicto do principal tribunal constitucional da Polônia sobre o endurecimento das leis de aborto. Os protestos eclodiram mais uma vez em novembro, quando uma mulher morreu devido ao atraso de um aborto potencialmente salvador.
Inspirado pelos protestos e pelo livro Witches, de Mona Chollet, Mateusz começou a conceber seu filme. Ele conta um pouco da história: “Uma mulher independente, muitas vezes sozinha, vivendo sob suas próprias crenças e fora de sua comunidade, é considerada uma bruxa ”.
A narrativa de uma mulher à margem da sociedade e se tornando “bode expiatório” não é nova, destaca Mateusz. Mas em Horsetail, a história ganha uma releitura. Recuperando sua autonomia, a vítima se torna opressora e com a ajuda de forças sobrenaturais, ela se vinga. Vale conferir.